1985
É feito um projeto em comemoração aos 50 anos da morte de Fernando Pessoa (1935).
É gravado o disco Mensagem, com patrocínio da Gradiente e a participação de grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, como Elizete Cardoso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Belchior, Zé Ramalho, Cida Moreira, a fadista portuguesa Glória de Lurdes e o autor das músicas, André Luiz Oliveira, e arranjos de Francis Hime.
No mesmo ano, é realizado o vídeo Mensagem a Portugal, que conta com 11 clipes de músicas do disco e seus intérpretes e a narração de Raul Cortez. Esse vídeo foi patrocinado pelo Governo Federal, por solicitação do então presidente José Sarney, e exibido em Portugal na RTP em horário nobre durante a visita do presidente ao país.
Primeira apresentação do que mais tarde se tornaria o espetáculo musical Mensagem de Fernando Pessoa, realizado em São Paulo, na abertura do Congresso Internacional sobre Fernando Pessoa. André Luiz Oliveira, Zeba D’Al Farra e a atriz portuguesa Paula Guedes.
Em Lisboa, André Luiz visita o amigo próximo e primeiro biógrafo de Fernando Pessoa, João Gaspar Simões, e a irmã do poeta, Henriqueta Magdalena Aguiar Rosa Dias, que escreve uma carta a André.
Lançamento do LP em Salvador, terra natal do autor, no Gabinete Português de Leitura.
Como reconhecimento pelo seu trabalho musical e divulgação da obra de Fernando Pessoa, André Luiz recebe do Estado português, e pelo Presidente Mario Soares, a comenda de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em uma cerimônia na Casa de Portugal, em São Paulo.
“A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores.
O Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique é o mais alto grau da Ordem e é concedido pelo Presidente da República a Chefes de Estado estrangeiros. O Grande-Colar pode ainda ser concedido pelo Presidente da República a antigos chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção.”
Apresentação do primeiro grande espetáculo musical Mensagem de Fernando Pessoa, no Memorial da América Latina, com a participação de André Luiz Oliveira, Cida Moreira, Ná Ozzetti, Glória de Lurdes e banda regida pelo maestro Décio Cascapeira.
Para o show, foi feito um vídeo de abertura Pessoa nas Pessoas, dirigido por Luna Alkalay.
Nesse mesmo ano, André Luiz Oliveira, muda-se para Brasília, onde cria o trio que mais tarde chamaria de Os Bandarra, composto de:
Voz e violão – André Luiz lOliveira; teclados e viola caipira – maestro Claudio Vinícius Fróes Fialho, e na flauta e violoncelo – Ocelo Mendonça.
Durante 10 anos, esse trio realiza várias apresentações em Salvador, Belo Horizonte e Brasília. André Luiz Oliveira faz mais um vídeo para ser apresentado no espetáculo chamado Pessoa no Planalto.
Um segundo show no Memorial da América Latina, dessa vez com os Bandarras, na XIX Convenção do ELOS Internacional da Comunidade Lusíada.
Início a produção da Mensagem 2, em comemoração aos 70 anos da publicação do livro, e a gravação de um DVD também patrocinado pela Gradiente, por intermédio Eugênio Staub. O segundo disco trouxe o mesmo timbre e formato do primeiro: músicas compostas por André Luiz Oliveira e arranjos de Leandro Braga para novos poemas e grandes intérpretes convidados – Milton Nascimento, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Edson Cordeiro, Cida Moreira, Glória de Lurdes, Mônica Salmaso, Paula Rasec, Ná Ozzetti, Zeca Baleiro e André Luiz Oliveira.
Em 2005, simultaneamente à gravação do CD, é produzido o DVD, em que, além dos videoclipes das gravações, os intérpretes dão depoimentos pessoais sobre o projeto. Fazem parte também um making of dos bastidores das gravações e depoimentos de professores especializados na leitura e interpretação do livro e da obra de Fernando Pessoa.
Início da produção da Mensagem 3, CD e DVD, que contam com gravações em São Paulo, Bahia e Portugal, no mesmo padrão dos anteriores, e os últimos 18 poemas. Com isso, todos os poemas do livro estariam musicados.
Início da produção do documentário de longa-metragem A Mensagem de Fernando Pessoa – Mito e Música.
Lançamento do baú