Parceiros

Parceiros são a parte mágica de qualquer aventura. Pessoas que acreditam na ideia de alguém, seguem junto, colaboram, torcem e investem. No Projeto Mensagem não foi diferente. Eles foram aderindo, contribuindo, e, com eles, a Mensagem se cumpriu.

Desde os anos 1980, quando André Luiz apareceu com os poemas musicados, esses amigos reconheceram a força do projeto. Esses são nossos parceiros. A eles nossa mais profunda gratidão.

Entrevistados

Professor<br>Carlos Felipe Moisés

Professor
Carlos Felipe Moisés

Envolvido com o projeto desde o primeiro 1986, dando entrevistas também no Mensagem 2 e 3.

Considero Mensagem não a, mas uma das chaves para a compreensão da obra complexa, heterogênea e enigmática do poeta dos heterônimos: é seu único livro orgânico e definitivo, em que ele se empenhou a vida toda e que chegou a publicar. O restante ficou disperso ou inacabado, em grande parte inédito, e nunca foi organizado em forma de livro, por ele próprio. Além disso, Mensagem une os extremos: o particular, a história de Portugal, e o universal, uma visão de mundo que pôde repercutir, por exemplo, em adolescentes brasileiros nos anos 1950. E continua a repercutir, hoje, em leitores de qualquer idade.

Carlos Felipe Moisés (São Paulo − SP, 1942) publicou A Poliflauta de Bartolo, seu primeiro livro de poesia, em 1960. Entre 1962 e 1994 colaborou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e nas revistas Istoé e Visão, principalmente como crítico literário. Formou-se em Letras, pela USP, em 1965. Entre as décadas 1970 e 1990. publicou diversos livros de ensaios, entre os quais Literatura para Quê? e Poesia e Realidade. Em 1972, terminou o doutorado em Letras e tornou-se professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na USP. Entre 1978 e 1983, foi professor de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade da Califórnia (EUA). Na década de 1980 publicou os livros O Poema e as Máscaras e Poética da Rebeldia, além de traduzir diversas obras, como O Que é Literatura?, de Jean-Paul Sartre. Em 2000 organizou, com Álvaro Alves de Faria, a Antologia Poética da Geração de 60. Sua obra poética inclui A Tarde e o Tempo (1964), Círculo Imperfeito (1978), Subsolo (1989), Lição de Casa & Poemas Anteriores (1998), entre outros.

Currículo Lattes

Professor<br>José Santiago Naud

Professor
José Santiago Naud

José Santiago Naud nasceu a 24 de julho de 1930, em região missioneira, na cidade de Santiago, RS, Brasil. Poeta e ensaísta, é formado em Letras Clássicas, em Porto Alegre, foi diretor do Instituto do Livro, professor pioneiro do nível médio, quando se inaugurou a Nova Capital (1960), e fundador da Universidade de Brasília (UNB), em 1962. Lecionou literatura luso-brasileira em Yale e na UCLA e pronunciou conferências sobre cultura em outras universidades norte-americanas e europeias.

Professor Naud foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e da Comissão Fulbrigth, nos EUA, em parceria com IWP “International Writing Program”, da Universidade de Iowa, e recebeu o Prêmio de Poesia (1958), no Festival Internacional da Revista “Quixote”, em Porto Alegre, e Prêmio Nacional de Poesia (1965), no Encontro Nacional de Escritores, promovido pela Fundação Cultural do Distrito Federal, Brasília. De 1973 a 1985, contratado pelo Itamarati (MRE), Naud foi diretor do Centro de Estudos Brasileiros, sucessivamente em La Paz (Bolívia), Rosário (Argentina), Panamá e México.

Professora<br> Ana Paula Torres Megiani

Professora
Ana Paula Torres Megiani

Ana Paula Torres Megiani possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. É autora dos livros O jovem rei encantado: expectativas do messianismo régio em Portugal – sécs. XIII-XVI (Hucitec, 2003) e O rei ausente: festas e cultura política nas visitas dos Filipes a Portugal 1581 e 1619 (Alameda, 2004), além de artigos e resenhas. É pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão – FFLCH/USP e integrante do Projeto Temático FAPESP Dimensões do Império Português (2005 − 2008). As áreas de especialização concentram-se em História da Cultura na Baixa Idade Média e Época Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Portugal e Espanha, memória política, monarquia filipina e união ibérica. Tem dois pós-doutorados concluídos, no ICS-Universidade de Lisboa em 2003 e na Universidade Complutense de Madrid em 2006.

Currículo Lattes

Professor<br>Henryk Siewierski

Professor
Henryk Siewierski

Henryk Siewierski é professor, ensaísta, poeta e tradutor. Graduou-se em Filologia Polonesa pela Universidade Jaguelônica, Cracóvia, Polônia, onde também defendeu a sua tese de doutorado em Ciências Humanas sobre a obra de Cyprian Norwid (1980) e foi professor de 1975 a 1985. Leitor de língua e literatura polonesa na Universidade de Lisboa (1981 – 1985). Em 1986 veio ao Brasil para prestar serviços para a Fundação Nacional Pró-Memória. É professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, onde também coordena, desde 2011, a Cátedra Cyprian Norwid de Estudos Poloneses. Foi editor da revista Aproximações. Europa de Leste em Língua Portuguesa (1986 − 1991) e diretor da Editora UnB, onde coordenou uma coleção bilíngue “Poetas do mundo”. Foi agraciado pelo governo da Polônia com a Cruz Oficial da Ordem Polônia Restituta (2000), a Medalha “Bene Merito” (2012) e a Medalha Marechal Trompowski, no Brasil (2003). Dos seus trabalhos destacam-se as traduções para o português das obras da literatura polonesa e estudos sobre as literaturas polonesa e brasileira.

Professor<br> João Ferreira

Professor
João Ferreira

João Ferreira é professor titular aposentado da Universidade de Brasília nas áreas de filosofia e letras. Ensaísta, poeta e ficcionista, nasceu em Agunchos, aldeia do concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, em Portugal. Em Brasília desde 1968, João Ferreira tem nacionalidade portuguesa e brasileira. É doutor em Filosofia pelo Pontificium Athaeneum Antonianum de Roma e pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto. Fez parte do Grupo da Filosofia Portuguesa, liderado por Álvaro Ribeiro e José Marinho, convivendo e participando das reuniões do grupo no café Palladium, em Lisboa.

Professor<br>Antonio Feijó

Professor
Antonio Feijó

Antonio Feijó é licenciado em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1977), mestre em Literatura Inglesa e Americana pela State University of New York (Albany) (1980) e doutor em Literatura Inglesa e Americana pela Brown University (1985).

Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Diretor e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008 − 2013).

A sua atividade de ensino e investigação tem incidido em domínios como a Teoria da Literatura, a literatura do Renascimento inglês, a literatura Norte-Americana Moderna e o Modernismo europeu e norte-americano. É autor de vários ensaios e orientador de diversas teses e dissertações nesses assuntos.

Outras atividades incluem a tradução de autores ingleses e norte-americanos e a dramaturgia para cena de textos ingleses e portugueses. Foi comissário de uma exposição sobre literatura.

Membro e responsável científico de projetos de investigação sobre o Renascimento inglês e o Modernismo português.

Teresa Rita Lopes

Teresa Rita Lopes

Teresa Rita Lopes é escritora (e importante investigadora pessoana) portuguesa. Licenciada em Filologia Românica, doutorou-se em Paris, com uma tese sobre Fernando Pessoa, tendo consagrado a sua carreira de investigação ao estudo da obra deste. É Professora catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1979. A sua produção literária vai desde a poesia ao teatro, para além de inúmeros ensaios sobre literatura.

Pedro Sepulveda

Pedro Sepulveda

Pedro Sepúlveda é investigador e membro fundador do Elab e integra a equipe do projeto Estranhar Pessoa. Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia desde 2008, concluiu o doutoramento na FCSH da Universidade Nova de Lisboa em junho de 2012, defendendo a tese intitulada Os livros de Fernando Pessoa, depois de ter concluído, na área de Filosofia, o mestrado sobre o problema da linguagem em Heidegger, na Universidade de Colônia. Os seus interesses atuais incluem o estudo de autores da modernidade literária e filosófica, a tradução de escritores de língua alemã e, mais recentemente, a edição da obra de Pessoa. Publicou artigos sobre Pessoa, traduziu Histórias de Imagens, de Robert Walser e foi coeditor de Sebastianismo e Quinto Império, de Fernando Pessoa.

Jorge Uribe

Jorge Uribe

Jorge Uribe é investigador colaborador do Elab e integra a equipe do projeto Estranhar Pessoa. Licenciado da Facultad de Artes y Humanidades da Universidad de los Andes (Bogotá), prepara atualmente a sua tese de doutorado sobre a biblioteca particular de Fernando Pessoa, no Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, sob orientação de António M. Feijó. Tem trabalhado como editor das obras de Fernando Pessoa publicadas pela Ática-Babel, nomeadamente em A Demonstração do Indemonstrável (2011) e como coeditor de Sebastianismo e Quinto Império (2011). Os seus interesses são a obra de Fernando Pessoa, os modernismos europeus, literatura latino-americana (em português e espanhol) e teoria literária.

Richard Zenith

Richard Zenith

Richard Zenith é natural de Washington DC e obteve a licenciatura em Letras (BA) na University of Virginia. Viveu na Colômbia, no Brasil e na França antes de radicar-se em Lisboa em 1987. Trabalha como escritor, tradutor, investigador e crítico. Fala e escreve Inglês, Português, Italiano, Francês e Espanhol. Conferencista sobre Fernando Pessoa, tradução literária e outros temas. Editor da seção portuguesa de www.poetryinternational.org entre 2003 e 2005, continua a colaborar para o site como tradutor.

Publicações

Edições de obras de Fernando Pessoa

  • Livro do Desassossego (1998; 7.ª ed., 2007).
  • A Educação do Estoico – O Único Manuscrito do Barão de Teive (1999).
  • Heróstrato e a Busca da Imortalidade (2000).
  • Poesia de Alberto Caeiro, eds. Fernando Cabral Martins & R. Zenith (2001).
  • Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal (2003).
  • Aforismos e Afins (2003).
  • Obra Essencial de Fernando Pessoa, em 7 volumes (2006 − 2007).
Vitor Adriao

Vitor Adriao

Renomado escritor esotérico português, Vitor Adrião é consultor de investigação filosófica e histórica, formado em História e Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo feito especialização na área medieval pela Universidade de Coimbra. Presidente-fundador da Comunidade Teúrgica Portuguesa e diretor da Revista de Estudos Teúrgicos Pax, Adrião é profundo conhecedor da História Medieval do Sagrado, sendo conferencista de diversos temas relacionados ao esoterismo, às religiões oficiais, aos mitos e às tradições portuguesas e às Ordens de Kurat (em Sintra) e do Santo Graal, das quais também faz parte.

Intérpretes

  • André Luiz OliveiraAndré Luiz Oliveira
    André Luiz Oliveira

    André Luiz Oliveira

    Epitáphio de Bartolomeu Dia
    Mar Portuguêz
    Mensagem 1 (1986)

    D. Sebastião, Rei de Portugal
    Mensagem 2 (2004)

    O dos Castelo
    D. Pedro, Regente de Portugal
    Mensagem 3 (2013)

  • António ZambujoAntónio Zambujo
    António Zambujo

    António Zambujo

    Afonso Albuquerque
    Mensagem 3 (2013)

  • Caetano VelosoCaetano Veloso
    Caetano Veloso

    Caetano Veloso

    Padrão
    Mensagem 1 (1986)

    Don João, infante de Portugal
    Mensagem 3 (2013)

    “Fernando Pessoa é a justificativa da existência da língua portuguesa…

    Não me parecia possível que se demonstrasse mais fundo conhecimento do ser da língua portuguesa do que nesses poemas,  por causa de cada sílaba, de cada som, cada sugestão de ideia parecer estar ali como uma necessidade da existência mesma da língua portuguesa: como se aqueles poemas fossem fundadores da língua ou sua justificação final.”

    .

  • Carlinhos BrownCarlinhos Brown
    Carlinhos Brown

    Carlinhos Brown

    O Conde D. Henrique
    Mensagem 3 (2013)

  • Carlos do CarmoCarlos do Carmo
    Carlos do Carmo

    Carlos do Carmo

    O Mostrengo
    Mensagem 3 (2013)

  • ChullageChullage
    Chullage

    Chullage

    D. Pedro, Regente de Portugal
    Mensagem 3 (2013)

  • Cida MoreiraCida Moreira
    Cida Moreira

    Cida Moreira

    D. Philippa de Lencastre
    Mensagem 1 (1986)

    Ocidente
    Mensagem 2 (2004)

    D. Fernando, Infante de Portugal
    Mensagem 3 (2013)

    “Como a poesia dele é maior do que nós todos, a música que você faz, do FP, é maior  que você! E isso é inexplicável…

    Essa coisa sua com Fernando Pessoa é uma loucura sua mas que é boa pra todo mundo!”

  • Claudia LeitteClaudia Leitte
    Claudia Leitte

    Claudia Leitte

    O infante D. Henrique
    Mensagem 3 (2013)

  • CriolinaCriolina
    Criolina

    Criolina

    Antemanhã
    Mensagem 3 (2013)

  • Daniela MercuryDaniela Mercury
    Daniela Mercury

    Daniela Mercury

    Os Colombos
    Mensagem 2 (2004)

    “Pessoa é essencial. Ele inclusive me ensina a ser artista de verdade, a ter mais profundidade e me ensina que não tem certo e errado, que não tem nem bem nem mal.”

  • Dulce PontesDulce Pontes
    Dulce Pontes

    Dulce Pontes

    D. João, o segundo
    Mensagem 3 (2013)

  • Edson CordeiroEdson Cordeiro
    Edson Cordeiro

    Edson Cordeiro

    Tormenta
    Mensagem 2 (2004)

    “Eu sou a prova de que a  música aproxima a poesia. Através do primeiro CD (Mensagem), fiquei curioso pra conhecer o trabalho do FP, que é um gênio. Acho que isso vai acontecer com muita gente como aconteceu comigo.”

  • Elba RamalhoElba Ramalho
    Elba Ramalho

    Elba Ramalho

    O Infante
    Mensagem 1 (1986)

    D. João, o Primeiro
    Mensagem 2 (2004)

  • Elizeth CardosoElizeth Cardoso
    Elizeth Cardoso

    Elizeth Cardoso

    Elizeth Cardoso
    Mensagem 1 (1986)

  • FagnerFagner
    Fagner

    Fagner

    Horizonte
    Mensagem 3 (2013)

  • Gal CostaGal Costa
    Gal Costa

    Gal Costa

    Nevoeiro
    Mensagem 1 (1986)

  • Gilberto GilGilberto Gil
    Gilberto Gil

    Gilberto Gil

    Prece
    Mensagem 1 (1986)

    O Encoberto
    Mensagem 2 (2004)

    O Quinto Império
    Mensagem 3 (2013)

  • Glória de LurdesGlória de Lurdes
    Glória de Lurdes

    Glória de Lurdes

    Noite
    Mensagem 1 (1986)

    Antônio Vieira
    Mensagem 2 (2004)

  • Mariella SantiagoMariella Santiago
    Mariella Santiago

    Mariella Santiago

    O das Quinas
    Mensagem 3 (2013)

  • Mário LúcioMário Lúcio
    Mário Lúcio

    Mário Lúcio

    D. Diniz
    Mensagem 2 (2004)

  • Milton NascimentoMilton Nascimento
    Milton Nascimento

    Milton Nascimento

    D. Tareja
    Mensagem 2 (2004)

  • Mônica SalmasoMônica Salmaso
    Mônica Salmaso

    Mônica Salmaso

    D. Afonso Henriques
    Mensagem 2 (2004)

    “Eu conheço esse projeto, e ele tinha um significado pra mim de ouvinte. Então, pra começo de conversa, fazer parte desse trabalho, é um pouco como daqueles avisos: sabe aquilo que você queria virar? Você virou!”

  • Moraes MoreiraMoraes Moreira
    Moraes Moreira

    Moraes Moreira

    O Bandarra
    Mensagem 1 (1986)

  • Ná OzzettiNá Ozzetti
    Ná Ozzetti

    Ná Ozzetti

    Calma
    Mensagem 2 (2004)

  • Ney MatogrossoNey Matogrosso
    Ney Matogrosso

    Ney Matogrosso

    Os Avisos (Terceiro)
    Mensagem 1 (1986)

    Ascensão de Vasco da Gama
    Mensagem 3 (2013)

    “Eu tenho dificuldade com a poesia escrita. Eu não consigo ler poesia. Agora, quando fizemos esse trabalho, ele já chegou na minha mão todo em forma de música. Quer dizer, pra mim era fácil de entender aquilo, uma coisa que eu nunca tinha entendido antes ficou claro!”

    “Foi o primeiro poeta de quem ouvi falar e só vim conhecer quando você me apresentou, muitos anos atrás.” (2012)

  • Paula RasecPaula Rasec
    Paula Rasec

    Paula Rasec

    Nun’ Álvarez Pereira
    Mensagem 2 (2004)

  • Raquel TavaresRaquel Tavares
    Raquel Tavares

    Raquel Tavares

    Viriato
    Mensagem 3 (2013)

  • Renato TeixeiraRenato Teixeira
    Renato Teixeira

    Renato Teixeira

    Don Duarte
    Mensagem 3 (2013)

    “Vou te contar uma coisa, nada mais gostoso do que vir para o estúdio, cantar um pouco de Fernando Pessoa e sair daqui se sentindo o Rei de Portugal!”

  • RubiRubi
    Rubi

    Rubi

    D. Sebastião
    Mensagem 3 (2013)

  • Zé RamalhoZé Ramalho
    Zé Ramalho

    Zé Ramalho

    A Última Nau
    Mensagem 1 (1986)

  • Zeca BaleiroZeca Baleiro
    Zeca Baleiro

    Zeca Baleiro

    Ulisses
    Mensagem 2 (2004)

  • Zélia DuncanZélia Duncan
    Zélia Duncan

    Zélia Duncan

    Fernão de Magalhães
    Mensagem 3 (2013)

  • Zizi PossiZizi Possi
    Zizi Possi

    Zizi Possi

    As Ilhas Afortunadas
    Mensagem 3 (2013)

Voltar ao topo